Home Política editorial

Política editorial

E-mail Imprimir PDF

A política editorial da Editora Paideia está definida nos trabalhos escritos por J. Herculano Pires.

Destacamos, a seguir, alguns trechos de seus trabalhos que orientam essa política:

"Ser fiel à verdade, saber respeitá-la e fazer-se humilde perante ela são as três pedras de tropeço do homem na Terra. Podemos conhecer a verdade e proclamá-la aos outros, mas ter a coragem de sustentá-la nos momentos de crise é quase um privilégio no mundo das vaidades e mentiras terrenas."

"Se não mantivermos a ética espirita acima da ética mundana, mas, pelo contrário, a colocarmos abaixo, a pretexto de que no espiritismo o princípio de fraternidade cobre todos os aleijões, estaremos reduzindo a doutrina à condição amoral de uma cobertura para a irresponsabilidade."

"O exemplo da desfiguração do cristianismo é suficiente para nos mostrar os perigos a que fomos expostos (Herculano refere-se aos perigos criados ao espiritismo pela publicação, em 1974, da edição adulterada de O evangelho segundo o espiritismo). Essa desfiguração foi tão profunda que levou as igrejas a transformarem Jesus em mito e promoverem perseguições e matanças vandálicas em nome do mestre e de Deus. Não basta esse terrível exemplo histórico, essa catástrofe moral que redundou na expansão do ateísmo e do materialismo na Terra, para advertir os espíritas, que se colocam sob a égide do Espírito da Verdade, quanto ao perigo da frouxidão moral no campo doutrinário? Queremos, por comodismo e em nome de interesses imediatistas, deixar que a irresponsabilidade deturpe também o cristianismo redivivo que o espiritismo nos traz, mergulhando novamente a Terra em milênio de trevas? Se não lutarmos pela intangibilidade e a pureza da doutrina, o que é que desejamos divulgar, oferecer, ensinar aos outros, pessoalmente e através de nossas instituições? As nossas ideias imprecisas e muitas vezes absurdas, as nossas pretensões orgulhosas, a pseudossabedoria da nossa vaidade, as nossas lamentáveis deficiências em todos os sentidos?"

"Quem tem autoridade para corrigir Jesus, Kardec e o Espírito da Verdade entre nós? Qual o missionário de sabedoria infusa que apareceu na Terra para nos provar que os ensinos do evangelho proclamados pelo espiritismo devem ser substituídos por fábulas (como diz o apóstolo Paulo) forjadas por este ou aquele indivíduo enfatuado e pretensioso?"

"Fomos acusados de intransigente. Pode alguém transigir com o erro sem dele participar? Fomos acusados de ortodoxo. Mas ortodoxia quer dizer 'doutrina certa' e a heterodoxia, largamente pregada em nosso meio em nome de uma falsa tolerância quer dizer 'mistura de doutrinas, confusão de princípios, colcha de retalhos'."

 

Pesquisa interna

Enquete

Qual é o melhor livro da Editora Paideia?
 

Newsletter

Receba notícias no seu e-mail



Copyright © 2017 Editora Paideia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.